A ema e Emma

Na canção de Jackson do Pandeiro, a ema geme pra avisar. Avisos nem sempre são alvissareiros. No entanto, é bom estar alerta. Atentos para os movimentos que tentam cercear a liberdade.

“A liberdade é a maior ameaça que pode pesar sobre a autoridade”, afirma Emma Goldman. Isso acontece porque as pessoas são forjadas dentro de uma tradição familiar e de uma rotina que não exigem nem grandes esforços tampouco personalidade. Isso transposto para o mundo da política ocorre com mais força, conforme essa pensadora. Nos círculos políticos não é criado nenhum espaço para a livre escolha, para o pensamento ou para a atividade independentes. “Só encontramos marionetes boas apenas para votar e pagar os impostos.”

“As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.”

Bom, está avisado: este é um blog com escritos libertários.

Quando alguma ameaça pairar sobre nossas cabeças, a ema vai gemer.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Quem precisa de polícia?

Num momento de discussões sobre greve da polícia militar, crise da segurança - insegurança.
Policiais reivindicam melhores condições para exercer seu trabalho. Que trabalho é esse? Garantir a integridade do patrimônio. Sim, do patrimônio. Seja ele público ou privado. A vida está sob a guarida do patrimônio, então quem não possui patrimônio está com a vida vulnerável, insegura.
Se nossa sociedade não fosse patrimonialista necessitaríamos de polícia?


Isso aconteceria numa sociedade autogestionária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário