A ema e Emma

Na canção de Jackson do Pandeiro, a ema geme pra avisar. Avisos nem sempre são alvissareiros. No entanto, é bom estar alerta. Atentos para os movimentos que tentam cercear a liberdade.

“A liberdade é a maior ameaça que pode pesar sobre a autoridade”, afirma Emma Goldman. Isso acontece porque as pessoas são forjadas dentro de uma tradição familiar e de uma rotina que não exigem nem grandes esforços tampouco personalidade. Isso transposto para o mundo da política ocorre com mais força, conforme essa pensadora. Nos círculos políticos não é criado nenhum espaço para a livre escolha, para o pensamento ou para a atividade independentes. “Só encontramos marionetes boas apenas para votar e pagar os impostos.”

“As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.”

Bom, está avisado: este é um blog com escritos libertários.

Quando alguma ameaça pairar sobre nossas cabeças, a ema vai gemer.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Documentário Hiato :

Depois de um longo silêncio, a ema voltou a gemer. Gemeu dentro de mim, chacoalhou meus conceitos e me fez perceber como é difícil não ser engolida pela engrenagem. Que é preciso estar vigilante sempre para não ter a desagradável surpresa de se ver do lado em que não queria estar e de olhar o outro como nunca gostaria de olhar.
O vídeo postado a seguir, filmado há 14 anos, mostra como a sociedade ainda se encontra presa a amarras podres: preconceito, discriminação, egoísmo, desprezo pelo próximo. Pobres e ricos não podem compartilhar o mesmo espaço, isso fica bem claro. Espaço de consumo é espaço de exclusão, só deve ir lá quem pode consumir. Assistam e vejam o que não mudou desde a filmagem de “Eu só quero conhecer o Shopping” e o “Rolezinho” dos dias atuais.
O apartheid urrando na nossa cara e a gente fingindo que democracia racial existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário