A ema e Emma

Na canção de Jackson do Pandeiro, a ema geme pra avisar. Avisos nem sempre são alvissareiros. No entanto, é bom estar alerta. Atentos para os movimentos que tentam cercear a liberdade.

“A liberdade é a maior ameaça que pode pesar sobre a autoridade”, afirma Emma Goldman. Isso acontece porque as pessoas são forjadas dentro de uma tradição familiar e de uma rotina que não exigem nem grandes esforços tampouco personalidade. Isso transposto para o mundo da política ocorre com mais força, conforme essa pensadora. Nos círculos políticos não é criado nenhum espaço para a livre escolha, para o pensamento ou para a atividade independentes. “Só encontramos marionetes boas apenas para votar e pagar os impostos.”

“As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.”

Bom, está avisado: este é um blog com escritos libertários.

Quando alguma ameaça pairar sobre nossas cabeças, a ema vai gemer.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Família, que família?

Vi circulando nas redes, mas ainda não havia lido, um texto intitulado "A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem não quer". Hoje recebi um E-mail de uma amiga com o referido texto e li, finalmente.
Abaixo, as indagações que retornei pra ela, mas que não são exatamente pra ela mas para todas nós.

- Avançamos mais rápido do que o processo de absorção de mudanças pela sociedade? 


- Isso explicaria o crescimento do machismo? 

Imagine, numa época em que as mulheres se comportam como descrito no texto e ainda se faz necessária uma lei que as proteja da violência doméstica, das agressões cotidianas, do assédio moral e até da morte em nome da honra.  

- Será essa uma contradição transitória?

Gostaria que fosse, mas no texto a autora expressa uma observação preocupante quando "culpa" a sociedade como um todo pela "criação equivocada" a que fomos expostas, pela "imagem que ainda é vendida da mulher" e a pior de todas as culpas: a "dos pais que criam filhas para o mundo, mas querem noras que vivam em função da família". 

Pois é, o título do artigo remete a outra indagação. Os homens devem continuar a ser criados para querer mulheres que vivam em função da família patriarcal?


Ah, a que modelo de família estará se referindo essa moça? 

À tradicional Papai+mamãe+filhos, à uniparental Mamãe+filhos ou (rara) Papai+filhos, à Mamãe+mamãe+filhos, à Papai+papai+filhos?

Cá dos cafundós onde vivo, uma pulga ficou cutucando minha orelha. Bom, mas isso é assunto pra outra conversa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário