A ema e Emma

Na canção de Jackson do Pandeiro, a ema geme pra avisar. Avisos nem sempre são alvissareiros. No entanto, é bom estar alerta. Atentos para os movimentos que tentam cercear a liberdade.

“A liberdade é a maior ameaça que pode pesar sobre a autoridade”, afirma Emma Goldman. Isso acontece porque as pessoas são forjadas dentro de uma tradição familiar e de uma rotina que não exigem nem grandes esforços tampouco personalidade. Isso transposto para o mundo da política ocorre com mais força, conforme essa pensadora. Nos círculos políticos não é criado nenhum espaço para a livre escolha, para o pensamento ou para a atividade independentes. “Só encontramos marionetes boas apenas para votar e pagar os impostos.”

“As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.”

Bom, está avisado: este é um blog com escritos libertários.

Quando alguma ameaça pairar sobre nossas cabeças, a ema vai gemer.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

sobre "bestas selvagens"


Os recentes distúrbios que ocorreram em Londres e outras cidades da Inglaterra são como a explosão de um furúnculo que latejava há algum tempo.

A sanha neoliberal que se sustenta do consumo incontrolável e com seu dedo de Midas perverso tudo transforma em mercadoria: a educação, a arte, a saúde, o amor... tudo virou moeda de troca.
Num mundo brutalmente mercantilizado a resposta ao sufocamento compulsório é o violento rasgar dos sacos que sufocam. Os jovens que tomaram as ruas de Londres, as ruas do Chile, as diversas manifestações em várias partes do mundo ecoam o rasgar dos sacos sufocantes. Ocupar as ruas tumultuadamente como na Inglaterra ou com um propósito definido como tem sido nos outros países são faces de uma mesma moeda. São os sinais de que o mundo do deus mercado está indo para a UTI.
O milico inglês Max Hastings denominou os jovens manifestantes de "bestas selvagens".

Talvez ele não tenha percebido que a principal besta a quem os governos neoliberais adoram como um deus está devorando as suas crias: o capitalismo.







2 comentários:

  1. Esse belo texto-poesia eh tao real! Ele revela que a real questao nao eh achar certo ou errado, a reacao de pessoas ha tanto tempo subjulgadas foi natural e instintiva. Pode realmente ter gerado um motivo pro governo ficar ainda mais linha dura, mas se n fosse isso eles inventariam outro motivo pra nos controlar mais e mais de qualquer forma. Eh sempre bom ver a policia perder o controle da situacao eh muito raro qdo isso acontece.

    ResponderExcluir
  2. Exato, B. O controle é a principal arma do poder, mas o povo consciente e organizado também pode exercer controle sobre o poder.

    ResponderExcluir