A ema e Emma

Na canção de Jackson do Pandeiro, a ema geme pra avisar. Avisos nem sempre são alvissareiros. No entanto, é bom estar alerta. Atentos para os movimentos que tentam cercear a liberdade.

“A liberdade é a maior ameaça que pode pesar sobre a autoridade”, afirma Emma Goldman. Isso acontece porque as pessoas são forjadas dentro de uma tradição familiar e de uma rotina que não exigem nem grandes esforços tampouco personalidade. Isso transposto para o mundo da política ocorre com mais força, conforme essa pensadora. Nos círculos políticos não é criado nenhum espaço para a livre escolha, para o pensamento ou para a atividade independentes. “Só encontramos marionetes boas apenas para votar e pagar os impostos.”

“As perseguições contra o inovador, o dissidente, o contestador, sempre foram causadas pelo temor que a infalibilidade da autoridade constituída seja questionada e seu poder solapado.”

Bom, está avisado: este é um blog com escritos libertários.

Quando alguma ameaça pairar sobre nossas cabeças, a ema vai gemer.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O lugar das mulheres na política - I


Ser mulher num mundo estruturado sob a lógica masculina se apresenta como o desafio fundador dos movimentos de mulheres e feminista. Se, somado ao fato de ser mulher, a pessoa colocar entre os seus propósitos ser dirigente ou candidata a cargo eletivo, o desafio se multiplica numa equação bem mais complexa.

As organizações de esquerda colocam-se em posição de destaque no panteão das lutas sociais como aquelas emblemáticas na busca pela emancipação da classe trabalhadora. Na medida em que se compreenda classe numa perspectiva marxista, tem-se um segmento da sociedade formado por homens e mulheres. Ao se aprofundar a caracterização desses homens e mulheres, vão ser encontradas pessoas de diferentes idades, religiões, orientação sexual, formação, gostos, habilidades e, se aqui coubesse, uma imensa variedade de características e/ou identidades.

Tendo-se, assim, a compreensão dessas organizações como legítimas representantes e defensoras dos interesses da classe, logo pode-se pensar que as entidades que a constituem possuem na sua base representantes das características e/ou identidades acima mencionadas, portanto, pelo seu caráter democrático, devem possuir na sua estrutura dirigente representações de todas essas identidades.

Saindo do plano das idealizações e pressuposições para adentrar no mundo real, o que se visualiza são organizações cuja base é marcada pela pluralidade mas cuja cúpula dirigente se constitui, predominantemente, pelo perfil HH, ou seja, homens heterossexuais. Essa constituição pode ser melhor compreendida a partir das teorias do poder e da liderança, das quais Emile Durkheim e Max Weber são formuladores basilares.

Qualquer modalidade de poder, consentido ou violentamente exercido, pressupõe uma representação do grupo e aceitação do líder, seja essa aceitação voluntária ou imposta. Portanto, quer do ponto de vista jurídico ou como fenômeno histórico ou até psicológico, o exercício do poder demanda lutas pela liderança, pela chefia, desde as primeiras sociedades até as mais modernas ou infra-humanas.

A capacidade que um indivíduo possui de influenciar outro fundamenta-se em alguns fatores que constituem as bases de poder, a exemplo da especialização (habilidade técnica), legislação (dispositivos legais), informação (posse de ou acesso a), conexão (rede de influência), punição ou recompensa (capacidade de infligir danos físicos, materiais ou psicológicos) e referência (atributos pessoais). Como no caso presente, está se tratando de uma forma específica de poder, o poder político, mais uma vez, recorre-se a Max Weber o qual enxerga os partidos políticos como sendo, antes de mais nada, organizações de poder político.

Nesse sentido, Max Weber concebe os partidos políticos como agremiações que visam "proporcionar aos dirigentes o poderio no seio de um agrupamento político [o Estado] e aos militantes oportunidades ideais e materiais de realizarem objetivos precisos ou de obterem vantagens pessoais." (1)

Segundo uma tipologia desenvolvida por esse autor, os partidos políticos inserem-se em três categorias. 
1.Quanto a sua duração: 
a)Partidos duráveis e 
b)Partidos efêmeros. 

2.Quanto a sua origem: 
a)Partidos de patronato; 
b)Partidos de classe ou de ideologia. 

3.Quanto a sua estrutura: 
a)Partidos de estrutura legal; 
b)Partidos carismáticos; 
c)Partidos tradicionalistas.

Interessa-nos compreender a participação das mulheres em partidos duráveis (existem há cerca de três décadas ou mais), de classe ou de ideologia mas que, ainda assim, atribuem relevância à figura do líder, bem como são organismos de luta política nos quais, por detrás da aparência de democracia interna, prevalece, não raro, o devotamento da militância à figura do chefe ou líder que o dirige ou exerce influência direta na escolha dos dirigentes.

Nesse tipo de cenário, observa-se o predomínio masculino nas posições dirigentes, mesmo que não sejam maioria no conjunto militante. Pesquisa realizada nos pleitos eleitorais (2004, 2006 e 2008) mostra que, embora sejam maioria do eleitorado, as mulheres ainda são minoria nos cargos eletivos (22,05 % de candidatas a vereadoras, 11,38 de candidatas a prefeitas, em todo o Brasil. Base de Dados do TSE http://www.maismulheresnopoderbrasil.com.br/2011_SPM_3Conf_Tabloide_Web.pdf
Também no conjunto de filiados a partidos políticos os índices também são baixos, muitos sequer cumprem a cota de 30% .

(Esse texto é parte de um artigo escrito por mim e por Marisete Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário